quinta-feira, 20 de outubro de 2011

O Ensino da Língua Portuguesa

As mudanças que surgiram no ensino, apartir do desenvolvimento tecnológico e da consequente globalização vem produzindo uma visível alteração na forma de educar.
Primeiramente foram divulgadas Parâmetros Curriculares do ensino fundamental que, na área de Língua Portuguesa destacaram a preocupação com as dificuldades de leitura e escrita, resultado do trabalho inadequado com a alfabetização, a linguagem, a compreensão e a comnpreensão de textos.
O ensino da Língua Portuguesa estava então baseado sobretudo no estudo gramatical, exigindo-se dos alunos o conhecimento teórico dos conceitos e não a prática reflexiva, com a abordagem em textos.
A linguagem passou a ser vista como um elemento de comunicação e não, de discriminação. Assim, não é mais valorizado uma única linguagem padrão ou culta como elemento de produção oral e escrita.
O universo linguístico dos alunos passou a ser respeitado já que seu conhecimento e expressão são anteriores a seu ingresso na escola. A utilização, por isso, de textos variados padrões de linguagens constitui um excelente recurso, para facilitar a integração e comunicação dos alunos, por certo, terão meios para compreender e expressar-se bem, inclusive na língua padrão, após o domínio das diferentes linguagens textuais.
Na maioria das atividades escolares, é preciso que os alunos tenham uma participação dinâmica, seja interpretando textos, expondo idéias, o mesmo extrapolando seus conhecimentos para outras áreas.
As reformas no ensino vieram a confirmar as metas de trabalho já estabelecidas, os educadores desejam fundamentalmente, que a escola inove e crie formas que desafiem o aluno a buscar respostas para as suas dúvidas incentivando a pesquisa e a reflexão como meios de motivação para uma aprendizagem sólida e prática, e não momentânea e teórica.
É importante, portanto, aprender a aprender, a pensar e a valorizar seu próprio conhecimento. Para isso, o trabalho do professor precisa fazer parte de um sistema maior, ingrado a um grupo social, enriquecida pela vivência. Dessa forma, haverá educadores seguros e conscientes, usuários das mais modernas tecnologias, aptos a ampliar as possibilidades de ensinar e aprender os valores novos da educação.







4 comentários:

  1. Oi colega Nilva, visitei o blog está muito bom. Te desejo um bom trabalho. Um abraço

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  2. Oi nilva.
    Adorei teu blog, vamos estudar a reforma ortográfica né.

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  3. Ola Nilva...Ficou muito bom o teu blog.
    Abraços.
    Joselma

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  4. Oi Nilva, uma educaçao inovadora, com aulas dinâmicas, onde os alunos interagem com os outros e constroem seus conhecimentos é fundamental para uma aprendizagem verdadeira.

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